Hemodiálise
Processo de filtração e depuração de substâncias indesejáveis no sangue, como toxinas, ureia e eletrólitos que estão em concentração aumentada. Além disso, a hemodiálise remove o excesso de líquido do corpo. O processo consiste na passagem do sangue por uma membrana dialisadora biocompatível, formada por um conjunto de tubos finos, chamados de filtros capilares. Para isso, é fundamental ter um vaso resistente e suficientemente acessível que permita ser puncionado três vezes por semana com agulhas especiais.
O vaso sanguíneo com essas características é obtido através de uma fístula artéria venosa (FAV). A FAV é feita por um cirurgião vascular unindo uma veia e uma artéria superficial do braço, de modo a permitir um fluxo de sangue superior a 300 ml/minuto.
O procedimento é realizado três vezes por semana, em sessões que duram de três horas e meia a quatro horas. Durante a sessão, o paciente é assistido pelo médico, pela equipe de enfermagem, além do seguimento nutricional, psicológico e de serviço social. Todo mês são colhidos exames de rotina para o melhor acompanhamento do paciente. Eles são analisados em uma consulta mensal que o médico responsável faz com o paciente para adequação do tratamento e revisão das medicações em uso.