Nefrologia Geral
Seguimento e tratamento ambulatorial das doenças associadas ao sistema urinário, como Hipertensão Arterial Sistêmica, Litíase renal, Infecção Urinária, Nefropatia diabética, Glomerulonefrites, entre outras.
Doença Renal Aguda
Caracterizada pela perda da função dos rins, se instala de maneira aguda e pode ser reversível. Existem várias causas para essa doença, entre elas, estados graves de desidratação, lesão por medicamentos como os anti-inflamatórios ou antibióticos, toxinas, lesão isquêmica, obstrução urinária ( Ex. por cálculos ureterais, aumento do volume da próstata), glomerulonefrites, entre outras.
Doença Renal Crônica
É a perda gradual e definitiva das funções dos rins. As duas principais causas são Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Melito. Ela é classificada em cinco estágios, baseados no clearance de creatinina, que mede a capacidade de filtração dos rins. O tratamento, chamado de “conservador”, é realizado no consultório e é reservado para os estágios “não-dialíticos” da doença. Em seu estágio final, é necessária a terapia substitutiva renal (hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante renal). É bom lembrar que em seus estágios iniciais, a doença renal crônica é quase assintomática, portanto é importante realizar exames periódicos e visitar o médico regularmente, para o diagnóstico precoce. Hipertensos, diabéticos e pessoas com histórico familiar de doença renal, devem realizar exames laboratoriais periodicamente, pois são grupos de pessoas com maior chance de desenvolver a doença.