Diálise Peritonial
Método dialítico que utiliza a própria membrana peritoneal como unidade filtradora, que reveste toda a cavidade abdominal do nosso corpo, para filtrar o sangue. O objetivo é o mesmo da hemodiálise, ou seja, filtração e depuração das impurezas do sangue e promover o balanço hidro-eletrolítico.
Para realizar a diálise peritoneal, é introduzido um catéter específico, de longa permanência, dentro da cavidade abdominal, por onde é infundido uma solução especial. Quando em contato com o sangue dos capilares perotoneais, a solução promove as trocas de eletrólitos, a depuração das impurezas e a retirada do excesso de água. A diálise peritoneal é feita em casa.
Existem alguns esquemas de tratamento, sendo que os dois mais usados são a CAPD, onde são realizadas quatro trocas durante o dia; ou a DPA, onde as trocas são feitas por um aparelho, à noite, enquanto o paciente dorme. A diálise peritoneal é feita em casa e as trocas de solução são feitas pela própria família, ou às vezes pelo próprio paciente. Para isso, a família e o paciente passam por um minucioso treinamento com a equipe de enfermagem para o correto manuseio do material. Uma parte do tratamento inclui uma visita domiciliar para a adequação do local.
Como na hemodiálise, o paciente conta com a assistência de toda a equipe RENALS. Ele também passa por uma consulta mensal com o médico responsável, para checagem dos exames e adequação do tratamento.